Qual o significado dos mitos dos Orixás na Umbanda?

Cada ser carrega consigo uma qualidade original proveniente do padrão vibratório que Deus emanou de si no momento de sua concepção e essa é uma característica que vai se sobressair em todas suas encarnações.

Esse padrão vibratório é o que concebemos como as divindades de Deus, que estão presentes em todas as culturas só que adaptadas a região, aos costumes, as crenças e outros fatores que as distinguem.

Na Umbanda vemos as divindades de Deus como os Orixás, que a são a representação de Olorum nas diversas formas com a qual Ele se manifesta nesse plano da vida. E é sobre esses Orixás que alguns mitos constituem suas narrativas.

Onde termina o mito, começa a realidade..

A cosmogênese é uma das narrativas mais propagadas por entre as crenças. O mito da criação de tudo o que nos cerca e a busca pela explicação para nossa existência é algo que sempre gera discussões.

Pai Rubens Saraceni discorre no livro Gênese Divina de Umbanda Sagrada a seguinte percepção “saibam que as cosmogêneses, se devidamente interpretadas, estão revelando os mistérios e as formas de Deus atuar na vida dos seres.” Ele continua dizendo que os intérpretes por desconhecerem as chaves interpretativas desses mitos, acabam tomando-as ao pé da letra.

Nos mitos, os Orixás tomam corpo, personalidade e emoções humanas. Refletem nossos defeitos e nossos atributos, transportando-nos para mundos que ao mesmo tempo que nos permitem construir imagens mentais, também as eleva a episódios praticamente impossíveis a nossa realidade e/ou cultura atual.

Sendo assim, a mitologia dos orixás é o que chamamos de metáfora, ou seja, são uma ilustração de tudo que se relaciona com os mistérios divinos e também uma forma de perpetuar o ensino deles. Esse é um dos assuntos falados no curso Orixás na Umbanda e para exemplificar o que já foi dito destacamos um trecho da aula 3:

Pai Alexandre Cumino continua falando sobre isso dizendo que somos criacionistas quando dizemos que Deus criou tudo e todos, mas que também é importante lembrar que Ele criou tudo isso a partir de leis que a física e que a ciência também podem explicar.

Por isso quando escutamos sobre Oxalá ter criado tudo o que existe na Terra a partir do seu “saco da criação” é preciso que isso passe por uma interpretação. É necessário entender que a lenda representa a concepção da vida nesse nível planetário e/ou plano da vida ao qual vivemos hoje, mas que o advento não aconteceu dessa maneira e que isso é apenas uma forma de explica-lo.

Enfim, essas são considerações que podemos fazer acerca da função dos mitos, nesse texto optamos por falar sobre essa perspectiva,  mas a contribuição cultural deles é um dos outros aspectos que também é interessante de se destacar, mas isso fica para um próximo post.

Bom, pra você que se interessou sobre o assunto dos orixás e quer saber um pouco mais sobre a concepção deles dentro das 7 Linhas de Umbanda indicamos o acesso ao curso Teologia de Umbanda (inscrições abertas até 13/02) e/ou Orixás na Umbanda, ambos ministrados por Pai Alexandre Cumino pela plataforma de ensino à distância Umbanda EAD.

Curta a página do Umbanda EAD no Facebook e acompanhe nossas redes sociais para ter informações sobre os cursos e novas turmas.

 

Texto e edição vídeo: Júlia Pereira

Animação vídeo e imagem: Pedro Belluomini

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
http://www.umbandaead.com.br
e-mail:
contato@umbandaead.com.br
blog@umbandaead.com.br
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

2 comentários

  1. Como faço para conseguir o ebook gratuito ” 7 Linhas e Umbanda”….eu tentei clicar no link porém direcionou para a página de incrição do curso que já está iniciado

    Curtir

    1. Irmã, o curso já iniciou e o período para download gratuito do ebook também já expirou. Agora, só na próxima turma. Acompanhe nossas redes sociais e saiba quais cursos estão com inscrições abertas. Hoje tem lançamento de ebook novo! Axé!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s