11 curiosidades sobre plantas de poder nos rituais de Xamanismo

plantas de poder
Nesses tópicos enumeramos onze curiosidades sobre o uso das plantas de poder em rituais xamânicos.

1) Sintonize sua vibração com as plantas de poder

Para utilizar plantas de poder em cerimônias de tratamento e curas, como o chá de Ayahuasca. Os Xamãs obtém a autorização somente quando recebem um canto. Na Amazônia peruana esses cantos são chamados de ícaros e são eles que irão invocar os “poderes invisíveis” que facilitarão a cura.

2) “A fé é a visão das coisas que não se vêem” – Italo Calvino

As plantas de poder desencadeiam a ampliação da visão, de modo com que o Xamã consiga enxergar as entidades da floresta. Assim ele passa a ter contato direto com o mundo espiritual.

ASSINE ESTUDO SOBRE XAMANISMO 

3) “Superpoder”

Alguns xamãs acreditam na ideia de que as plantas de poder ampliam a sua força física, dotando-os para a realização de algumas atividades. Subir uma montanha, caminhar por um longo trajeto e etc.

4) Sentir para crer

Legitimação do processo xamânico: pode ser observada quando uma pessoa precisa de uma “demonstração mais intensa” das práticas xamânicas.

Nesse contexto, o Xamã pode autorizar o consumo/uso dessas plantas pela pessoa que está em tratamento. Obs: esses são casos mais raros, complicados e de doenças mais fortes.

5) Qualquer pessoa pode fazer uso das plantas de poder?

O item anterior abre para uma asserção importante sobre o uso das plantas professoras. Tanto Ayahuasca, como o Peyote, a Jurema, dentre outras.. não são utilizadas por todos os praticantes. Somente os Xamãs que receberam o devido treinamento, utilizam essas plantas (enteógenas) para desenvolver suas práticas e promover a cura.

ASSINE ESTUDO SOBRE XAMANISMO 

6) Ayahuasca é pop e o pop não poupa ninguém!

A popularização do uso dessas plantas nos centros urbanos, principalmente a Ayahuasca, não significa propriamente que o contato com os espíritos realmente ocorra. Para que isso aconteça é necessário o preparo xamânico, que só acontece com a vivência com os anciões de determinada comunidade.

7) Uso sagrado da folha de coca

A Erythroxylum coca, planta amplamente conhecida por conter alcaloides usados na produção de drogas como cocaína, mesclado e crack, é uma das plantas de poder mais conhecidas entre os povos andinos.

A Mama Coca como é chamada por esses povos, além de ser usada em práticas religiosas, promove um efeito estimulante que ajuda a amenizar a fadiga causada pelos efeitos da altitude.

O uso da folha em chás ou mesmo “mascadas” controla também sensações de sede, fome e frio.

Obs: o uso in natura da coca não produz os efeitos nocivos da versão que passou por processo de refinamento. Suas propriedades psicoativas são absorvidas lentamente através do sistema digestivo.

 Veja também: 5 práticas Xamânicas no terreiro de Umbanda

8) Tradição é tradição!

Em alguns países da América do Sul, a produção controlada da folha de coca é autorizada, porém sua refinação é proibida. Em 2013 a Bolívia voltou a fazer parte da Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961, que foi modificada para incluir uma exceção que autoriza e reconhece a produção da folha de coca para a prática tradicional da mastigação.

 ASSINE ESTUDO SOBRE XAMANISMO 

9) Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça

A Cannabis Sativa é uma planta herbácea sagrada para algumas tribos indígenas. Os índios Huni Kuin por exemplo utilizam a Cannabis no contexto religioso e ritual, a qual atribuem ao shururumã – nome dado a planta por eles – o fenômeno da vidência.

10) Profanada e Difamada

Uma das versões sobre a origem da palavra maconha, diz sobre a junção entre as palavras e cânhamo (caule da planta), que denota a expressão um sentido pejorativo do uso da Cannabis.

 ASSINE ESTUDO SOBRE XAMANISMO 

11) 2 em 1

A Ayashuaca – ao contrário do que algumas pessoas concebem – é uma bebida feita pela junção de algumas plantas de poder. Não é um chá de uma planta apenas.

A mistura mais popular é a bebida feita com o cipó Jagube/Mariri ou Banisteriopsis Caapi e folhas da Chacrona ou Psicotria Viridis. 

___________________________________________________________________________________________________________________

 

A intenção do texto não é fazer apologia ao uso de nenhuma planta ou droga, apenas elucidar o significado que elas possuem dentro do trabalho xamânico de algumas comunidades tradicionais.

No texto foram dispostas algumas “curiosidades” sobre o assunto que são explicadas no estudo sobre Xamanismo Tradicional que integra a assinatura “Tradições” da plataforma Umbanda EAD.

No módulo também é falado sobre Salvia, Wachuma, Tabaco, Jurema. Bem como os aspectos dessas plantas (patológico, mental e emocional e espiritual).

Texto: Júlia Pereira 

Imagem: Pixabay

Fontes de Pesquisa:

Departamento de Psicobiologia UNIFESP

UNODC

Estudo Xamanismo Tradicional – Plataforma Umbanda EAD 

 

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade