Ter, 3 de Maio, 2016
É evidente a contundência que a lenda das Icamiabas, popularmente conhecidas como Amazonas – tribo de mulheres guerreiras que defendem uma sociedade matriarcal no coração da floresta – pode ter para os dias de hoje. Num momento de novo despertar da causa feminista não só nas redes sociais e mídias em geral como no coração e na vida das mulheres – e, espera-se, na consciência dos homens – essa lenda pode servir como inspiração para a atual primavera feminina.
Ver também: A representação do feminino na figura de Pomba Gira
Foi inspirado na força dessa lenda, bastante popular no norte do país, que o paraense Otoniel Oliveira decidiu produzir uma série de curta-metragens de animação. A série, batizada de Icamiabas na Amazônia de pedra, foi produzida em 2012, a partir de um edital da TV Cultura local, e resultou em animações de um minuto de duração.
Com um belo traço pop contornando os desenhos e dando corpo às histórias – recheadas com o sotaque e as referencias locais – as animações dialogam com agilidade, humor e entretenimento com a cultura da região (deslocando a lenda para os dias e o cenário de hoje), assim como, com um momento sociocultural de afirmação da mulher que temos o privilégio e dever de fomentar e aplaudir.
Confira uma das animações:
Texto e Imagem: Hypeness
Cursos com inscrições abertas pelo
e-mail:
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso, site e/ou produto