Brasileiro e soldado de Ogum com muito orgulho!

Desde 2012 o Dia de Ogum, 23 de Abril, integra o calendário Oficial do Estado de São Paulo.

Orixá da Ordem, Ogum esta assentado na Linha da Lei e é o senhor dos caminhos. Protege os que caminham pela Lei Divina e ajuda quem se desvirtuou dela.

Ordem e Lei foram temas bastante comentados nesses últimos tempos, tendo como foco o cenário político brasileiro. No mês em que o país sofre com grandes mudanças em sua estrutura de governo, também é o mês em que comemora-se a força ordenadora de Ogum.

Que estejamos mais juntos da vibração de Pai Ogum nesses próximos dias, e que ela se faça presente na vida de todos, externando o que orixá traz em sua essência: caráter, honra e honestidade.

Caminhando nessa linha retiramos o seguinte trecho do texto, Ordem, é a lei! escrito por Pai Rodrigo Queiroz ao Jornal de Umbanda Sagrada:

Ser simples, humilde e sincero é o que nos coloca perto dos Orixás. Evoquemos Senhor Ogum, para ordenar nossa vida, assim como o mundo também. Se ele é o Senhor da Guerra é ele que acaba com as guerras. Claro que é preocupante as guerras que o mundo tem vivenciado, mas o mais preocupante ainda é a nossa guerra íntima, sim, aquela vaidade e orgulho que insistem em tomar conta da sua lucidez, a raiva e as mágoas que impedem teu progresso e é esta guerra que todos nós travamos diariamente com nós mesmos que é o causadora das guerras físicas.

 

O texto foi escrito para as comemorações de Ogum de anos anteriores, não é algo produzido hoje, porém, consegue descrever o momento e os desarranjos em que as pessoas estão se propondo entre si e com elas mesmo em nome de convicções particulares.

Ogum é ordenador, é a Lei Maior e é a Ordem em si, e sendo assim ele é o aplicador de todos os outros fatores divinos, dentre eles o conhecimento, a justiça e a evolução.

Nesses dias de crise que não se limitam apenas as de gênero político e/ou econômico, peçamos a abertura dos caminhos, e que neles a ordem do dia seja a compreensão e o respeito.

Que nesses caminhos também possa se cobrar pela justiça, e que trilhando-os guiados por Pai Ogum cheguemos a evolução. Evolução esta que precisa se dar primeiramente como ser humano, depois como cidadão e por fim em prol de uma nação.

Que os Sete Escudos de Pai Ogum nos protejam do que ainda está por vir, que as Setes Espadas cortem os desequilíbrios, as injustiças e o irracionalismo e que as Sete Lanças nos apontem a firmeza das ações sem que as mesmas se percam em excessos egoicos.

Que o brado dos soldados de Ogum ecoem por entre as casas, mas que as vozes se respeitem entre si como Pai Oxalá assim nos ensinou. Que as armas dos soldados de Ogum estejam sempre prontas para o combate, mas que a razão de Pai Oxóssi as mire na direção certa.

Que as discussões inflamadas pelo fogo de Ogum continuem, mas que nelas haja sempre o amor de mamãe Oxum para um abraço no final.

Que o machado de Pai Xangô nos reequilibre de todos os ímpetos que fogem a razão nos conduzindo a estabilidade e o crescimento evolutivo amparados por Pai Obaluaê e Mamãe Nanã; e que estes também nos tragam a cura e a esperança em dias melhores.

Do resto, o tempo dirá. E para tudo que os ventos de Iansã levar pra longe, que Iemanjá possa recompor, criando e gerando em si uma nova vida.

“Um guerreiro valente que cuida da gente que sofre demais,
Ele vem de Aruanda ele vence demanda de gente que faz,
Cavaleiro do céu escudeiro fiel mensageiro da paz”

Ogum – Zeca Pagodinho

Indicação de música do dia:

http://https://www.youtube.com/watch?v=Jn0SuZJn8UI


Texto: Júlia Pereira

Imagem:  Flickr/ by: Mauricio Bazilio

Umb_EAD_2014

Cursos com inscrições abertas pelo

umbandaead.com.br

e-mail:

[email protected]

[email protected]

Tel (14) 3010-7777

obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso, site e/ou produto

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade