Você já escutou a Yandê? Conheça a primeira webrádio indígena do país

Seg, 18 de Abril, 2016

A rádio

A iniciativa do projeto é do gestor de marketing Anápuáka Muniz Tupinambá, que com mais dois amigos, o publicitário Denilson Baniwa e a jornalista Renata Tupinambá, uniram conhecimento de aldeia com tecnologia e comunicação.

O resultado não poderia ser melhor! Entre a programação encontram-se programas e canções em dialetos indígenas, pertencentes a tribos brasileiras bem como de outros países.

Para isso a Yandê dispõe de diversos gêneros musicais, e nessa mistura tem até Rap, quem disse que índio não pode ser Mc? A exemplo temos o som do Brô MCs Rap Indígena, que se apresenta como uma mistura de rap americano com guarani, língua nativa dos Guarani Kaiowá. As letras das composições do Brô MCs abordam problemas e dificuldades que a comunidade Kaiowá vive atualmente.

Bom, a sede da rádio fica no Rio de Janeiro, mas toda a programação (confira nos itens abaixo)  pode ser acessada pelo radioyande.com, clique no link e confira!!

 Yande_02
Yandê

Segundo o site da rádio a palavra Yandê significa “nós” “todos nós” e pretende transmitir a percepção de união de ideias que juntas produzem um resultado ainda melhor do que isoladas.

Tecnologia

A relação dos idealizadores com a tecnologia é a de promover a difusão da cultura tradicional indígena a fim de estabelecer a convergência de mídias como aliada da transmissão cultural. E isso pode ser visto dentro do site onde se encontram mais de um tipo de mídia; a rádio e os informativos (blog/world news).

Programação

Na grade de programação o ouvinte pode acompanhar – além do conteúdo musical – programas de teor informativo e educativo do meio indígena. Confira abaixo:

Roda de Prosa – de periodicidade semanal, o programa propõe debater questões indígenas.

Comunica Parente – espaço que a rádio dedica a receber denúncias, músicas, mensagens dentre outras informações sobre as comunidades indígenas.

Programa de Índio – iniciado em 1985 pelo Núcleo de Cultura Indígena,  o programa faz parte da grade do Yandê e é apresentado por Ailton Krenak dentre outras lideranças indígenas.

Informativo CLACPI – programa que tem como objetivo exibir a realidade e modo de ver o homem e sua relação com o tempo, espaço e criação na perspectiva indígena.

Rádio Servindi – Informativo indígena, que compartilha notícias do portal SERVINDI.

 

Texto: Júlia Pereira 

Imagem: Site Yandê

Umb_EAD_2014

Cursos com inscrições abertas pelo

umbandaead.com.br

e-mail:

[email protected]

[email protected]

Tel (14) 3010-7777

obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso, site e/ou produto

 

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade