Estudo e vivência Umbandista, posso separá-los?

Estudo e vivência são dois aspectos, de quem inicia na descoberta da religião ou até mesmo de quem já está nela a um certo tempo, que não se separam. Complementar, essa é palavra que um exerce sobre o outro.

Nenhum estudo vai ser capaz de substituir o cheiro das ervas, a vibração do som que ecoa dos atabaques, a imagem das cores do terreiro ou a mão que segura firme e conforta o coração.

Nada substitui esses sentidos, mas logo depois dessa maré de sensações, vem as perguntas.. quem são aquelas pessoas? como elas conhecem tanto de você? Como e por que eu uso a vela que eu ganhei? O que são entidades? E os orixás? Por que tem santo no altar? Por que todos se vestem de branco? Nesse momento uma infinidade de perguntas, dúvidas e questionamentos irão surgir. É então, que a complementação entra.

 Ver também: 7 DICAS PARA QUEM NUNCA FOI NO TERREIRO

O estudo dá discernimento, conhecimento e autonomia para entender tudo o que acontece no momento de uma gira, de um culto ou até mesmo diante do seu altar em casa. Todos que hoje tem algum conhecimento um dia também já se questionaram e angustiaram por essas respostas.

Ninguém nasce pronto e o aprendizado nunca acaba, é na continuidade da busca que se evolui. Em 2006 foi iniciada a 1º Turma de Teologia de Umbanda Sagrada via plataforma on line da história da religião, ministrada inicialmente por Pai Rodrigo Queiroz. Neste momento o ensino ainda não contava com a presença do tutor Alexandre Cumino (clique aqui e entenda isso), mas já inaugurava o que viria a ser o único e mais completo ensino de Teologia de Umbanda Sagrada on line.

Isso conferiu a milhares de pessoas – que em diversos casos nunca teriam s possibilidade de contato com esse conhecimento – estudar em casa.

O fato se consolida como um marco para a religião, não só pela capacidade de levar o estudo de Umbanda de Norte a Sul do Brasil (chegando muitas vezes até a outros países) mas devido também, a união de todas essas Umbandas dentro de um espaço. Congrega saberes, integra culturas e corrobora para a construção da identidade da religião.

Em 2015 formou-se também a Iº Turma do curso Formação Religiosa, Mediúnica e Sacerdotal Umbandista via plataforma online do país. O curso é destinado a todos que possuam interesse sobre a vivência religiosa de Umbanda, tendo enfoque no aprendizado do sacerdote de Umbanda Sagrada. Ainda não há previsão para uma nova turma deste curso, mas quem tem interesse já fica a dica, o curso tem alguns pré-requisitos, confira:

  • Ter concluído ou estar cursando curso de Teologia de Umbanda Sagrada (inscrições para turma de 2017 já começaram; acesse o link e saiba como registrar interesse > CLIQUE AQUI < )
  • Desenvolver trabalho mediúnico a no mínimo três anos
  • Saber nome e ponto riscado do Caboclo e do Preto Velho
  • Disponibilidade de comparecer uma vez a cada mês no encontro presencial

Umbanda EAD agradece pelo convívio nesses 10 anos de existência. Enxergamos o retorno de tudo isso, nos comentários, depoimentos e toda manifestação enviada a plataforma. Assista o vídeo abaixo, e confira como foi a formatura dos alunos do curso de Formação Religiosa, Mediúnica e Sacerdotal Umbandista de 2015 >>

http://https://www.youtube.com/watch?v=vFprfe8xc0I

Texto: Júlia Pereira 

Imagem: Arquivo ICA

Umb_EAD_2014
Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777

obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade