Por que eu uso guias?

Qui, 18 de Fev, 2016.

Há muito tempo..

O uso de adereços como, colares, talismãs e pulseiras é tão antigo que não é possível ter uma data certa de quando essa prática se iniciou. Mas, o que pode-se constatar que eles sempre tiveram um significado muito amplo.

Para algumas tribos esses adornos os protegiam de ataques de animais, de influências negativas vindas de outro mundo e de maldades alheias.

Dentes, unhas, maços de cabelos…
TM_Colar_27dentes-1
Colar de dentes/ www.terramystica.com.br

Os primeiros colares não eram confeccionados com miçangas coloridas e polidas como as guias de hoje, e alguns elementos eram bem diferentes. Crinas e unhas de animais, cabelos humanos, pedaços de ossos eram alguns dos componentes das vovós da guia. Ainda hoje, algumas guias são confeccionadas com dentes de animais, porém os maços de cabelo humano, estão dispensados!

Representação atual

Hoje, isso mudou muito, mas ainda assim é visto por alguns segmentos como algo anormal. No livro Formulário de Consagrações Umbandistas, o sacerdote Rubens Saraceni destaca que não há nada de excepcional, incomum ou fetichista no fato de médiuns umbandistas usarem as guias para proteção espiritual.

E faz um alerta “Portanto irmãos (ãs) umbandistas, não se sintam constrangidos (as) por usarem em público colares ou “guias”, pois não é em nada diferente do que todo mundo faz”.

No livro ele também descreve a relação que reis, rainhas, imperadores dentre outras figuras tinham com esses adereços, citando até o uso dos rosários pelos padres que também trabalham como forma de proteção. Conclui assim, que o conceito acaba sendo o mesmo, proteger, mas as fundamentações se diferem.

Como elas são?
IMG_1475
www.terramystica.com.br

As guias são feitas normalmente com miçangas, louça, cristal, contas de rosário, olhos de boi e/ou de cabra, búzios, pingentes de aço, coquinho e etc. Algumas pessoas usam o nylon e outras o cordonê para transpassar os adereços.

Ver também: Qual o significado da roupa dos médiuns?

Poder Magístico

As guias são imbuídas de fundamentos mágicos. A Umbanda possui os seus próprios fundamentos, mas esse assunto ainda é alvo de confusão pelos fiéis. Algumas pessoas se apegam a fundamentos do Candomblé ou de outras religiões de matriz africana e deixam de lado o estudo magístico genuinamente umbandista.

E em meio a esses, ainda existem os que usam lindos colares, das mais variadas cores e formas, mas quando perguntado pelo significado deles, a resposta é vaga ou inexiste.

Rubens Saraceni fala sobre isso também no livro Formulário de Consagrações Umbandistas. “Está na hora, pois ela chegou, dos umbandistas, sentirem mais orgulho, de ter mais confiança em suas práticas mágico-religiosas e de olharem com indiferença ou como estranhas as práticas mágico-religiosas alheias, que tanto não lhes pertencem como lhes são dispensáveis mesmo.”

Por isso é necessário sempre estudar.

Como funciona?

Como condensadores de energia dos guias da lei. Mas o que isso significa? Significa que elas absorvem os acúmulos negativos dos campos eletromagnéticos, protegendo os médiuns contra influências ruins durante o trabalho. Ou seja, a guia assimila essas cargas e não deixa que elas atinjam o médium incorporado.

Confecção

Na Umbanda as guias são confeccionadas após o pedido de alguma entidade, que irá dar a orientação correta sobre suas características e qual finalidade – contra quais influências – ela vai trabalhar.

Limpeza

As guias precisam ser descarregadas, que nada mais é do que purificá-la das energias negativas acumuladas durante os trabalhos. A periodicidade desse rito será a entidade que irá definir e quando isso acontecer o médium precisará realizar os procedimentos de limpeza da guia.

Para acompanhar o blog e manter a interação com o Umbanda EAD, clique em seguir. Tem alguma sugestão de texto? Envie para o nosso e-mail!

Texto: Júlia Pereira

Imagem: Thaís Helena Queiroz

Umb_EAD_2014
Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade