Qual o significado da roupa dos médiuns?

Umas das maiores dúvidas do consulente quando se depara com sacerdotes e médiuns umbandistas são as roupas. E é de se entender essa curiosidade, afinal, em toda gira lá estão sacerdote e corrente mediúnica trajados em um branco impecável e bem-apessoados na indumentária. Mas, por que eles se vestem assim?

GUARDA ROUPA DIFERENTE

As roupas usadas nos trabalhos, não devem em hipótese alguma ser usadas em outras ocasiões. Por isso, os médiuns chegam a casa com as roupas habituais, e só no templo eles se vestem com os trajes adequados. Então, as vestes de trabalho precisam sempre estar separadas do guarda-roupa comum.

TUDO BEM LIMPINHO

Todas as roupas precisam ser previamente higienizadas. Nunca deve-se vestir algo que já tenha sido usado em outras giras, sem que estes passem pela lavagem. A razão disso, é que fazendo a assepsia da indumentária, o médium consegue eliminar energias e cargas negativas que podem ter se hospedado na roupa. Contudo, a roupa também deve ser lavada por questões de higiene, já que o médium trabalha a uma distância bem próxima dos consulentes.

TODAS AS CORES EM UMA

O branco é a cor oficial da Umbanda, não só por representar a paz, mas também pelo sentido que ele possui dentro dos fundamentos da religião. Uma delas é que o branco é o resultado da união de todas as cores refletidas, sugerindo assim o que é umas das premissas da Umbanda, a união das pluralidades em uma só crença. A cor também contribui terapeuticamente, auxiliando na concentração e inspirando bons fluidos. Além de que branco é uma das representações de Pai Oxalá, regente da fé e do sentido religioso na Umbanda Sagrada.

TORÇO E FILÁ

Tanto torço como o filá tem como função proteger a coroa ou ori (cabeça) da pessoa que possui diversos significados dentro da umbanda e outras religiões. Sendo o mais comum, a explicação de que a cabeça é um ponto de contato entre o astral e a pessoa. Como se o médium recebesse a energia pela coroa para depois emanar aos consulentes.

Omolu 37
Filá – homem/ Torço – mulher

Para esses ornamentos também atribui-se a filtração de formas de pensamento e projeções mentais ruins, além de que seu uso pode significar respeito as forças espirituais e divinas presentes no local.

É importante lembrar que essas são algumas considerações que explicam parte do fundamento pelo qual os médiuns usam determinadas roupa, contudo há também as variações que vão acontecer de acordo com o que cada casa acredita e insere como significativo a seus filhos. Mas, e ai? no terreiro em que você frequenta qual o significado dessas roupas? Existe uma padronização? é livre? Compatilhe com o blog!

Texto: Júlia Pereira

Fotos: Arquivo ICA

Umb_EAD_2014
Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
Tel (14) 3010-7777
e-mail: [email protected]

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade