Levante-se para o enfrentamento!

Qui, 21 Jan, 2016

Hoje é dia Mundial das Religiões, e no Brasil essa data também tem outra menção, a do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Mesmo havendo semelhanças entre os dois dias (carregar como tema a confissão de fé das pessoas), o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi criado depois de acontecido em específico: atos intolerantes partidos da instituição religiosa Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) resultaram em uma triste perda para a comunidade candomblecista e para o Brasil em geral.

Você sabe quem foi Mãe Gilda de Ogum?

Gildásia dos Santos, foi a fundadora do Ilê Abassá de Ogum, terreiro de Candomblé criado em Salvador. Mãe Gilda, foi/é um ícone da religião que se destacou na luta por melhorias no bairro de Nova Brasília, em Itapuã e também pelo enfrentamento à intolerância. Protetora de sua casa e filhos, era uma grande mulher.

Mas, mesmo com incontáveis conquistas, como o registro de seu terreiro na Federação do Culto Afro, no ano de 1988, Mãe Gilda foi abatida pela violência com que a intolerância religiosa ocorre.

A ialorixá faleceu em 21 de janeiro de 2000, vítima de um infarto fulminante resultado das frequentes agressões morais sofridas pela IURD. Em reconhecimento a causa e memória da mãe de santo, o governo institui em 2007 a data de sua morte como o Dia Nacional da luta contra a intolerância religiosa.

Casos recentes

Umbanda EAD só no período de agosto de 2015 até hoje divulgou cinco matérias que denunciavam ataques a templos de religiões de matriz africana. Isso, foram apenas os casos de extrema violência, que acabou chegando até os maiores meios de comunicação do Brasil (mesmo com pouca atenção por parte desses).

Um estudo divulgado pela empresa de pesquisa de mercado WIN/ Gallup International mostra que os brasileiros estão na 23º posição na lista de países mais religiosos do mundo. E com isso, os números revelam também que 79% da população se declara religiosa. Um país que tem um percentual tão alto de religiosos e nesse contexto uma vasta variedade de confissões de fé, precisa se organizar e antes de tudo erguer a bandeira do respeito.

Os preconceito é algo muito conhecido dos adeptos de religiões como Umbanda e Candomblé. As vezes ele se encontra velado.. “ah, eu respeito, nada contra, mas depois que vi a matéria do blog onde dizia que usar branco no reveillon é coisa de umbandista, não uso mais, porque eu sou de Deus“. E as vezes é escancarada, como o caso do Gerson (ver publicação) que usou o termo “sangue de cristo” para nos enviar um inbox dizendo que a Umbanda precisa ser abominada. Mas, o fato é que ele existe, e o pior,  persiste.

Hoje será o lançamento oficial da campanha “Filhos do Brasil” organizada pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural Palmares, a fim de promover ações e grupos de estudos com o intuito de problematizar a situação atual da intolerância religiosa no país, e debater sua origem.

Umbanda EAD apoia todas as manifestações pela paz e liberdade religiosa que ocorrem no país em detrimento ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. Veja alguns lugares que irão se manifestar:

19/01 às 19h00 – Encontro Contra a Intolerância Religiosa (Indaiatuba, SP).

21 a 24/01 – Campanha Eu Visto Branco pela Liberdade de Fé da REJU (Brasil).

21/01 às 9h00 – 3ª Caminhada Paraibana de Combate à Intolerância Religiosa (João Pessoa, PB).


21/01 às 19h00 – Ato de Combate à Intolerância Religiosa (São Paulo, SP).

21/01 às 19h30 – Ato Contra a Intolerância Religiosa (Rio de Janeiro, RJ).

22/01 às 15h00 – Caminhada para Oxalá pela Vida e Liberdade Religiosa (Aracaju, SE).

22 e 23/01 – Encontro do Povo do Asé Contra a Intolerância Religiosa (São José dos Campos, SP)

30/01 às 15h00 – Diálogo sobre a Intolerância Religiosa (São Paulo, SP).

Texto: Júlia Pereira

Imagem: Roger Cipó 

Umbanda EAD há 10 anos encurtando distâncias e unindo saberes. Conheça nossos cursos e faça parte dessa egrégora www.umbandaead.com.br

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade