Em meio a tantos atos contra o respeito a multirracialidade e crença presente nos terreiros, ilês, ocas, tendas, templos e todas as casas pertencentes a religiões afro-brasileiras, surgem bandeiras de paz, que hasteiam exibindo o branco das vestimentas do povo de fé.
Assim, como a união de cores em sua imparidade resulta no branco, este traduz com simplicidade a maior forma de junção de segmentos, culturas e vertentes inseridos nestas religiões.
Hoje no Brasil a SDH-PR Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República recebe uma denúncia sobre intolerância religiosa a cada três dias.
Ver: A intolerância que bate a porta
O documentário sob direção dos jovens Alexandre Branco, Fernando de Sousa e Taís Capelini em parceira com Asha Filmes e veiculado pelo Canal Futura, narra com delicadeza, pontualidade e riqueza de conteúdo a história dos praticantes de religiões de matriz africana que experimentaram a contra gosto a intolerância que emerge no país.
Na rede social do projeto eles discorrem sobre o propósito da realização do Intolerâncias da Fé. “Nossa intenção com este trabalho é que o doc se torne um instrumento para gerar debate e reflexão sobre esse tema tão fundamental! Esperamos que o Intolerâncias da Fé chegue às escolas, centros culturais, terreiros, movimentos sociais e todos espaços que pretendam discutir o assunto.”
Assista o documentário:
http://https://www.youtube.com/watch?v=usHFttOTDcY
Ver também: A Umbanda é Brasil
Texto: Júlia Pereira
Foto: Reprodução/Facebook