Pastores pedem ao MP retirada de escultura de Iemanjá do Rio São Francisco

Um grupo de pastores de Petrolina (PE) decidiu acionar o Ministério Público para que seja retirada uma escultura de Iemanjá, instalada nas águas do Rio São Francisco.

O vereador Zenildo do Alto do Cocar (PSB) chegou a apontar a estatua como “culpada” pela falta de chuvas na região.

O representante do grupo, pastor José Kenaidy, diz que o leito do rio pertence a União e que o Estado é laico, por isso, nenhuma escultura de cunho religioso deveria ser colocada nas águas do rio. O pastor diz que não se trata de uma briga religiosa, mas sim de defesa aos direitos civis e à preservação do Velho Chico.

 Ver também:  Vereador de PE atribui a seca do São Francisco a estátua colocada no rio

Os pastores também querem a retirada da escultura do Nego D’água, com a mesma justificativa. “Estamos entrando com uma ação no MP para retirar a Iemanjá e o Nego d´água. Queremos deixar claro que não é uma questão de religião, é uma questão de de legalidade e direitos civis.

nego d'gua

O ambiente público é para todos. O artigo 20 da constituição diz que o rio é um bem da União, e como bem da União isso é inadmissível”, explicou o líder religioso.

Fonte: Bahia Noticias

 

48 comentários

  1. Simples, converse com estes pastores de Petrolina e indaguem a respeito do Cristo Redentor. Qual seria a ideia deles em relação a isto?

    As pessoas confundem a laicização do Estado com um Estado SEM religião.
    O Estado é laico, mas não esqueçamos do principal, em nossa Carta Magna, em seu art. 5°, inciso VI: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.

    Fazer um pedido destes, pautado no argumento de que o rio é um bem da União e que o Estado é laico, é uma piada de mau gosto e, ademais, uma intolerância religiosa.

    A menos que eles queiram retirar todas as estátuas e monumentos históricos da cidade, estado, quiçá do país.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Perfeito, Ricardo!

      Pelo critério deles, vamos derrubar o Cristo Redentor, a estátua do Padre Cícero, mudar o nome dos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, das cidades de São Luiz, São Paulo e afins…

      Qq manifestação religiosa é ofensiva?! Ou só as de matrizes africanas?

      Curtido por 1 pessoa

  2. so espero que tenham outros vereadores com sanidade o suficiente para contestar isso… Pois nossa cultura será mais uma vez agredida, pois vejo mais do que religião nessas imagens vejo a cultura do nosso país… Nosso folclore sempre contou com histórias de seres encantados… Cansada desses hipócritas, megalomaníacos que escravizam a mente das pessoas que começam a trabalhar para enriquecer esses mafiosos e continuam a passar sufoco…

    Curtir

  3. claro que é de cunho religioso essa raça maldita de evangélicos odeio todos não tem que tirar nada não sempre esteve lá e deve permanecer lá sim, falta do que fazer essa raça que acorda as pessoas todos os domingos de madrugada para encher o saco vai viver esquece isso é puro recalque dessa massa falida e cheia de dogmas ultrapassados vou entrar no processo também faço questão são obras do surgimento da história e querem retirar só pq eles querem manda se catar raça maldita….

    Curtir

  4. Tanto tempo lá estão as esculturas só agora resolveram reclama,com tanta coisa erada no país vão se em acomodar com as esculturas por representarem a umbanda. Eles que ache o que fazer pois isso e preconceito religioso usando a política como desculpa .se eles não sabem preconceito é crime.

    Curtir

  5. Ridículo! Ridículo a matéria e ridículo alguns comentários.
    Primeiro que isso é perca de tempo, tantas ovelhas perdidas e pastores brigando por isso. Segundo que sobre os comentários falando que “se fosse uma imagem de Cristo ou da bíblia e tals, eles n reclamariam.” cara, cristãos n adoram à imagens. ;-; sim, sou cristã.

    Curtir

  6. “O representante do grupo, pastor José Kenaidy, diz que o leito do rio pertence a União e que o Estado é laico”
    Ok, mas além das estátuas estarem associadas as religiões Umbanda e candomblé ela representa também a cultura Afro-brasileira além de ser obviamente uma “atração” para os turistas que vão visitar a região. É uma representação cultural de nossas histórias, assim como algumas igrejas e catedrais que são pontos turísticos e consideradas monumentos da cultura histórica brasileira.
    E, justamente, pelo Estado ser Laico acho que eles tinham que dar atenção pra coisas que realmente importam, como a saúde e a falta de água

    Curtir

  7. falta de trabalho???? esta tudo sob controle???? ah tah..o Brasil está em perfeito estado..bora lá tirar as estatuas.. e tudo mais que estiver AGREDINDO A IMAGEM ALHEIA! Aleluia Irmão!!!!

    Curtir

  8. Moro em Novo Hamburgo – RS. Na cidade temos um monumento à Bíblia em uma praça pública. Se, a pretensão do pastor, for aprovada pelo MP com base na alegação de que o espaço público não pode ser usado para manifestação religiosa, vou requerer ao MP da cidade a retirada do monumento.

    Curtir

  9. Esses imbecis desse pastores de sei o que deviam e serem processados ora.Se isso acontecer então manda eles irem a NY fazer o mesmo com a Estátua da Liberdade.Espero que o MP seja são o suficiente para não acatar tal doidice e ainda processar esses loucos… !

    Curtir

  10. O rio não pertence a união, onde já se viu uma instituição ser dona de um rio? E se seguirmos por base desse argumento, que retirem o cristo do pão de açucar.

    Curtir

  11. pois é se vc deixa um, tem de deixar todos, então ninguém pode, briga, implicância, guerra religiosa ? pode ser, a falta de chuvas não é culpa de religião e sim do homem mesmo que alterou a natureza .

    e tb dos coronéis e políticos os que não querem água para o povo, aproveitando queria que os pastores vissem isso aqui e comentassem.

    Curtir

  12. Então, entremos também!!! Com pedido de retirada de todo e qualquer político evangélico…Se o estado é laico, o que faz pastor legislando nesse País??? É muito retrocesso e imbecilidade…Aonde vamos parar, heim?

    Curtir

  13. Ei Ricardo, voce diz que odeia todo evangelici né isso? Mas veja só eu sou evangelico a mais de 14 anos e nem por isso desejo que aquelas esculturas sejam tiradas de lá. Pra ser sincero eu até admiro o artista que a fez. Agora que estes pastores não tem o que fazer, isso é verdade. Então Ricardo pode me tirar desta sua lista de ódio. Veja só Deus não precisa ser visto pra ser adorado, o que importa é que adoremos em espirido e em verdade. E outra coisa são somentes esculturas e muito bem feitas por sinal.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s