Concerto da Sinfônica de Campinas privilegia obras de compositores brasileiros inspiradas na religiosidade africana
6 de novembro de 2015
107 anos de Umbanda!
15 de novembro de 2015
Exibir tudo

Pastores pedem ao MP retirada de escultura de Iemanjá do Rio São Francisco

Um grupo de pastores de Petrolina (PE) decidiu acionar o Ministério Público para que seja retirada uma escultura de Iemanjá, instalada nas águas do Rio São Francisco.

O vereador Zenildo do Alto do Cocar (PSB) chegou a apontar a estatua como “culpada” pela falta de chuvas na região.

O representante do grupo, pastor José Kenaidy, diz que o leito do rio pertence a União e que o Estado é laico, por isso, nenhuma escultura de cunho religioso deveria ser colocada nas águas do rio. O pastor diz que não se trata de uma briga religiosa, mas sim de defesa aos direitos civis e à preservação do Velho Chico.

 Ver também:  Vereador de PE atribui a seca do São Francisco a estátua colocada no rio

Os pastores também querem a retirada da escultura do Nego D’água, com a mesma justificativa. “Estamos entrando com uma ação no MP para retirar a Iemanjá e o Nego d´água. Queremos deixar claro que não é uma questão de religião, é uma questão de de legalidade e direitos civis.

nego d'gua

O ambiente público é para todos. O artigo 20 da constituição diz que o rio é um bem da União, e como bem da União isso é inadmissível”, explicou o líder religioso.

Fonte: Bahia Noticias

 

48 Comentários

  1. Valnice Diniz disse:

    A CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS.OAMOR QUE ELE NOS ENSINOU E A ACEITAÇAO DO OUTRO SEMPRE INDEPENDENTE DE RAÇA , COR, E CREDO,.A LEI DO AMOR ! Deus esta em tudo e em todos.

  2. Intolerância religiosa disfarçada com nome de legalidade

  3. Lena disse:

    Tanta coisa pra se preocupar.Se preocupar com estátua no rio ..E pastor tira a estátua do rio e Deixa entrar Deus em seu coração
    falta do que fazer.

  4. Li disse:

    e se fosse a imagem de Cristo ou da bíblia tava tudo bem??? fala sério que desculpa esfarrapada.

  5. Li disse:

    Se fosse a imagem de Cristo ou da biblia tava tudo bem??? Fala Sério desculpa esfarrapada.

  6. Elzenita disse:

    se esse argumento for realmente válido, muitas imagens sacras serão retiradas de muitos lugares não é mesmo?

  7. Se fosse a União que tivesse colocado o monumento ali , mas não foi, depois vão querer que tire o Padre Cicero do Ceará, isto é intolerancia religiosa.

  8. Ricardo Assola Fernandes disse:

    Simples, converse com estes pastores de Petrolina e indaguem a respeito do Cristo Redentor. Qual seria a ideia deles em relação a isto?

    As pessoas confundem a laicização do Estado com um Estado SEM religião.
    O Estado é laico, mas não esqueçamos do principal, em nossa Carta Magna, em seu art. 5°, inciso VI: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.

    Fazer um pedido destes, pautado no argumento de que o rio é um bem da União e que o Estado é laico, é uma piada de mau gosto e, ademais, uma intolerância religiosa.

    A menos que eles queiram retirar todas as estátuas e monumentos históricos da cidade, estado, quiçá do país.

    • Antonio disse:

      Perfeito, Ricardo!

      Pelo critério deles, vamos derrubar o Cristo Redentor, a estátua do Padre Cícero, mudar o nome dos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, das cidades de São Luiz, São Paulo e afins…

      Qq manifestação religiosa é ofensiva?! Ou só as de matrizes africanas?

  9. so espero que tenham outros vereadores com sanidade o suficiente para contestar isso… Pois nossa cultura será mais uma vez agredida, pois vejo mais do que religião nessas imagens vejo a cultura do nosso país… Nosso folclore sempre contou com histórias de seres encantados… Cansada desses hipócritas, megalomaníacos que escravizam a mente das pessoas que começam a trabalhar para enriquecer esses mafiosos e continuam a passar sufoco…

  10. Vai ter escultura sim e se reclamar VAI TER MAIS!
    Bj

  11. Luis Flávio disse:

    Quando fala em tirar o cristo redentor, crucifixos e demais imagens religiosas esses líderes religiosos fundamentalistas não querem, né? Isso é hipocrisia das grandes!

  12. Pricila Silveira disse:

    Concordo com a retirada!!

  13. Ricardo disse:

    claro que é de cunho religioso essa raça maldita de evangélicos odeio todos não tem que tirar nada não sempre esteve lá e deve permanecer lá sim, falta do que fazer essa raça que acorda as pessoas todos os domingos de madrugada para encher o saco vai viver esquece isso é puro recalque dessa massa falida e cheia de dogmas ultrapassados vou entrar no processo também faço questão são obras do surgimento da história e querem retirar só pq eles querem manda se catar raça maldita….

  14. Jhonny Silva disse:

    a gora aee cadê que ele vai tirar a estátua da liberdade esse evanjegues kkkk cadê que ele vai ajudar os mendigos que estao nas ruas kkk

  15. Daniela disse:

    Tanta coisa importante p se preocupar!!! Me poupem! Isso é intolerância religiosa. Agora culpar a estátua por falta de chuva, isso é ignorância pura mesmo!!!😱

  16. Tanto tempo lá estão as esculturas só agora resolveram reclama,com tanta coisa erada no país vão se em acomodar com as esculturas por representarem a umbanda. Eles que ache o que fazer pois isso e preconceito religioso usando a política como desculpa .se eles não sabem preconceito é crime.

  17. Rayssa disse:

    Pobreza viu!!! Vai ter escultura sim. E se reclamar vai ter maaaais…

  18. Dou ao pessoal do site uma ideia para espalhar… exijam a retirada do Cristo Redentor do morro do Corcovado no Rio.
    Afinal… o estado é laico. 😉

  19. marta disse:

    Fracasso, vergonha e medo. Nada combina mais com essas atitudes, que nada seja modificado!

  20. deni disse:

    pastores sua ovelhas estão lhes chamando , corram … vão procurar o que fazer !!!!

  21. “O vereador Zenildo do Alto do Cocar (PSB) chegou a apontar a estatua como “culpada” pela falta de chuvas na região.”

    Feliz 1255, senhor vereador. Que 1256 seja repleto de felicidades.

  22. Sayra disse:

    Ridículo! Ridículo a matéria e ridículo alguns comentários.
    Primeiro que isso é perca de tempo, tantas ovelhas perdidas e pastores brigando por isso. Segundo que sobre os comentários falando que “se fosse uma imagem de Cristo ou da bíblia e tals, eles n reclamariam.” cara, cristãos n adoram à imagens. ;-; sim, sou cristã.

  23. Amanda Machado disse:

    “O representante do grupo, pastor José Kenaidy, diz que o leito do rio pertence a União e que o Estado é laico”
    Ok, mas além das estátuas estarem associadas as religiões Umbanda e candomblé ela representa também a cultura Afro-brasileira além de ser obviamente uma “atração” para os turistas que vão visitar a região. É uma representação cultural de nossas histórias, assim como algumas igrejas e catedrais que são pontos turísticos e consideradas monumentos da cultura histórica brasileira.
    E, justamente, pelo Estado ser Laico acho que eles tinham que dar atenção pra coisas que realmente importam, como a saúde e a falta de água

  24. Anatole disse:

    Se essa é a premissa, manda tirar o Cristo Redentor também.

  25. magda souza disse:

    falta de trabalho???? esta tudo sob controle???? ah tah..o Brasil está em perfeito estado..bora lá tirar as estatuas.. e tudo mais que estiver AGREDINDO A IMAGEM ALHEIA! Aleluia Irmão!!!!

  26. André Belém disse:

    vamos colocar muitas outra imagensssss.
    o rio até vai ficar mas bonitooo

  27. Maria Cristina Uebelacker disse:

    Moro em Novo Hamburgo – RS. Na cidade temos um monumento à Bíblia em uma praça pública. Se, a pretensão do pastor, for aprovada pelo MP com base na alegação de que o espaço público não pode ser usado para manifestação religiosa, vou requerer ao MP da cidade a retirada do monumento.

  28. João Pimentel disse:

    Esses imbecis desse pastores de sei o que deviam e serem processados ora.Se isso acontecer então manda eles irem a NY fazer o mesmo com a Estátua da Liberdade.Espero que o MP seja são o suficiente para não acatar tal doidice e ainda processar esses loucos… !

  29. Breno Oliveira disse:

    O rio não pertence a união, onde já se viu uma instituição ser dona de um rio? E se seguirmos por base desse argumento, que retirem o cristo do pão de açucar.

  30. Cláudinha... disse:

    o tolo só criticam e eu aqui rindo dos comentarios.. Primeiro, Deus não criou religiao nem imagens, cada um escolhe sua maneira de viver. Respeitar e cuidar da sua vida, ok!

  31. oque falta no ser humano é respeito niguem repeita a ideia vontade e religião ou a falta dela , se não me prejudicar eu to nem ai para oque a pessoa vai fazer ou esta fazendo me respeita eu repeito

  32. Que caia então o Cristo Redentor

  33. nejao666 disse:

    pois é se vc deixa um, tem de deixar todos, então ninguém pode, briga, implicância, guerra religiosa ? pode ser, a falta de chuvas não é culpa de religião e sim do homem mesmo que alterou a natureza .

    e tb dos coronéis e políticos os que não querem água para o povo, aproveitando queria que os pastores vissem isso aqui e comentassem.

    https://pbs.twimg.com/media/CTUKtRfUEAAkeLw.jpg

  34. Hélder disse:

    Eu tiraria a estátua de lá. Ô estátua feia da budega! Colocaria outra mais bonita, rapaz! Yemanjá não merece essa estátua aí, não!

  35. Edmundo disse:

    TIREM O CRISTO REDENTOR AGORA !

  36. robel disse:

    Então, entremos também!!! Com pedido de retirada de todo e qualquer político evangélico…Se o estado é laico, o que faz pastor legislando nesse País??? É muito retrocesso e imbecilidade…Aonde vamos parar, heim?

  37. Ale disse:

    Bora arrancar o Cristo Redentor do Corcovado!

  38. Vão tirar o Cristo Redentor do Rio de Janeiro tbm?

  39. A estátua foi colocada lá por iniciativa particular. Não foi que nem o Cristo Redentor, que foi o governo que mandou construir.

  40. ilma disse:

    Tomara que eles não consiga o que querem, e só o que faltava. Pastores vão se preocupar com coisas mais importantes.

  41. Cláudio disse:

    Esses evangélicos são iguais ao IE.

  42. Cris disse:

    Uma coisa é certa, o pastor acredita na força de Iemanjá, ainda que de forma errada, mas ele acredita.

  43. João Batista disse:

    Ei Ricardo, voce diz que odeia todo evangelici né isso? Mas veja só eu sou evangelico a mais de 14 anos e nem por isso desejo que aquelas esculturas sejam tiradas de lá. Pra ser sincero eu até admiro o artista que a fez. Agora que estes pastores não tem o que fazer, isso é verdade. Então Ricardo pode me tirar desta sua lista de ódio. Veja só Deus não precisa ser visto pra ser adorado, o que importa é que adoremos em espirido e em verdade. E outra coisa são somentes esculturas e muito bem feitas por sinal.

  44. ludimila disse:

    Tanta coisa para esse povo se preocupar,as vidas que estão perecendo,a falta de ação social na ruas e os pastores preocupado com isso. Olha me deixa viu só Jesus.

  45. paulo roberson b de melo disse:

    ERA SÓ O QUE FALTAVA O TEM HAVER SECA COM ESTATUA,ESTAMOS NO NORDESTE ESSES PASTORES QUE ANDA DE CARRO DE LUXO DEVIA ESTUDAR SOBRE SEMIARIDO MI POUPE

  46. eu quero é os carros de luxo que eles andam e quanto os fies anda de anibus mi poupe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.