4 de Outubro – Dia de São Francisco de Assis

Discípulo de Jesus, Frade Católico e  Cacique Inca. Quem são esses ícones e qual a relação com São Francisco de Assis


São Francisco

Em sua vida terrena Giovanni di Pietro di Bernardone nasceu em 5 de Julho de 1182 na cidade de Assis, Itália. Frade católico, fundou a ordem dos Franciscanos, que era constituída por pregadores que levavam a mensagem de que todos deviam seguir a vida de Cristo a risca. Ficou conhecido por humanizar a imagem de Jesus e revolucionar o sistema católico do seu tempo. Trouxe o conceito de bondade da criação divina, derrubando o ideal de que o homem era essencialmente mal. Dedicou sua vida aos pobres e marginalizados, chamando-os de irmãos. Sua imagem também esta relacionada ao zelo pelos animais, sendo ele o padroeiro. Mais tarde a figura de São Francisco notoriamente católico, iria se difundir com uma das linhas da Umbanda.


Linha de Simiromba

Conhecida como Linha dos Monges ou Linha de São Francisco de Assis, existem algumas poucas casas que trabalham dentro dessa linha, onde facilmente entidades com características de padres, freiras e monges são identificados. Um exemplo de casa que exercem o trabalho atualmente na Linha de São Francisco é o Templo Espiritualista São Francisco de Assis – Seara do Caboclo Tabajara e Cabocla Jupira e a casa espírita Casa de São Francisco de Assis.
Essa linha possui um aspecto de trabalho “católico”, fazendo uso por exemplo de cânticos cristãos. Acredita-se que São Francisco tenha sido a reencarnação de João (discípulo de Jesus), e que posterior a sua vida como frade voltou a Terra no séc XV como cacique de uma Tribo Inca, em Machu-Picchu, designando-se então: Pai Seta Branca.

Também existe a indagação de que essa linha tenha surgido junto com antiga macumba carioca, que misturava catolicismo, feiticismo negro entre outras crenças. Neste período, havia se proliferado os trabalhos negativos, e a Linha dos Monges era uma grande auxiliadora na quebra de demandas.

Ainda hoje, São Francisco constitui uma das falanges que compõe a Linha de Oxalá, e continuam com o mesmo intuito de desmanchar feitiçarias, trabalhos destrutivos, magias negras e prezam pela cura e desobsessão de males. Os espíritos franciscanos realizam preces, novenas, súplicas faladas, alguns usam hábito marrom jesuíta e se manifestam como Cabloco da Sete Encruzilhadas, justificando isso a suas últimas duas encarnações como São Francisco e Pai Seta Branca.

A Tenda Nossa Senhora Da Piedade, fundada pelo iniciador da Umbanda Zelio Fernandino de Moraes abrigava algumas dessas incorporações e neste período vários terreiros de Umbanda aderiam a Simiromba.

Oração à São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado
compreender, que ser compreendido
amar, que ser amado
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna

Texto: Júlia Pereira 

Créditos imagem: DEA/A. Dagli Orti

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade