Correios lança selo em homenagem a ícone da cultura afro-brasileira

Selo dos Correios traz a figura de Mãe Stella de Oxóssi, representante da defesa a cultura negra no país


Em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, que tem como objetivo promover a preservação da arte e a da cultura afro-brasileira, os Correios lançou nesta terça-feira, 15 de Setembro, o selo e carimbo comemorativo que presta homenagem a Mãe Stella de Oxóssi.

Em Julho, Mãe Stella foi convidada pela presidente da FCP Cida Abreu, a compor o Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares, onde recebeu a visita do ministro da cultura, Juca Ferreira em seu terreiro, o Ilê Axé Opô Afonjá, situado na cidade de Salvador (BA). Entre os membros do órgão colegiado compõe-se representantes do Ministério da Justiça, Ciência, Tecnologia, Educação e Inovação e líderes de comunidades indígenas e cultura afro-brasileira.

A fundação, representada pela presidente Cida Abreu enfatiza a importância deste tipo de iniciativa; “A homenagem representa o reconhecimento da personalidade pública, não apenas espiritual, mas também no campo intelectual, onde desempenha importante papel pela promoção da igualdade racial, combate ao racismo, respeito mútuo entre as religiões, preservação e valorização da cultura afro-brasileira”.

Leia: A INTOLERÂNCIA QUE BATE A PORTA 

A solenidade ocorreu no terreiro da yalorixá, que no ano de 2000 foi tombado pelo IPHAN* agregando o título de área de proteção cultural paisagística e Patrimônio Cultural do Brasil.

Conhecida nacional e internacionalmente a nonagenária exerce um importante papel nas discussões que envolvem religiosidade e cultura afro. Cida Abreu, afirma que a figura da Mãe personifica a resistência da população negra brasileira. Mãe Stella que já participou de conferências internacionais, realizou visitas em templos e casas de diversos países, se consolida como a primeira yalorixá a escrever sobre religiosidade e saberes de matriz africana.

O lançamento do selo faz parte das metas do Sistema Nacional de Cultura, que compõe as ações governamentais que vem sendo feitas, afim de empoderar uma pré-campanha contra intolerância religiosa, justificando-se pelas recentes e constantes violências contra adeptos a religiões de matriz africana.

*Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 

Texto: Júlia Pereira

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777

obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade