Palestra Mediunidade de Terreiro em São João da Boa Vista-SP
8 de setembro de 2015
Cenário de Faith No More é de Umbanda!
11 de setembro de 2015
Exibir tudo

Eventos do IPHAN viabilizam a importância da cultura afro-brasileira

ICA recebe Prêmio Patrimônio Cultural do Iphan


Os eventos que incluem a inauguração da plataforma Oyá Digital e a entrega do Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana serão realizados na terça-feira (15) em Salvador (BA). Os esforços do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão voltados para o reconhecimento de entidades que praticam a preservação, valorização e o resgate cultural dos povos e comunidades de matrizes tradicionais africanas. Instituto Cultural Aruanda (ICA), terreiro localizado em Bauru- SP interior de São Paulo, irá participar da premiação.

IPHANO dirigente da casa Pai Rodrigo Queiroz receberá o prêmio, que é um importante marco para a história da instituição. “De pronto representa o reconhecimento da legitimidade no trabalho de preservação, divulgação e expansão de nossa cultura e a confirmação de que nossos esforços tem nos levado ao caminho certo. Nos sentimos com o dever sendo cumprido, com incentivo renovado para que continuemos por muito tempo ainda fazendo valer nossa presença neste processo histórico” completa Rodrigo.

O empenho do ICA em desenvolver e manter o aporte a cultura afro-brasileira se consolida também na plataforma virtual de ensino a distância Umbanda EAD. A plataforma que é um dos frutos do instituto, traz aulas de ensino da religião de Umbanda e suas vertentes, tais como tradições, raízes e história de povos indígenas, africanos, baianos entre outros.137 instituições concorreram em duas categorias, dentre elas 31 premiações. O evento que contará com a presença do ministro da Cultura Juca Ferreira e da presidente do Iphan Jurema Machado tem início as 10 horas da manhã no salão nobre do Palácio Rio Branco.

Para mais informações acesse o site: portal.iphan.gov.br

Programação:
15 de setembro de 2015
10 horas – Cerimônia de posse do Conselho Gestor da Salvaguarda do Ofício de Baiana de Acarajé
11 horas – Lançamento da Plataforma Oyá Digital
19 horas – Entrega do Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

Texto: Júlia Pereira 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Ei!🖐🏽
Continue em contato  
Receba com exclusividade infos sobre Umbanda
Escolha fazer parte do grupo de leitores e descadastre-se quando quiser. Axé!
close-link