NOTA: ICA recebe prêmio do IPHAN em Salvador (BA)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou ontem (15), em Salvador (BA) a solenidade onde foi entregue o Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. O evento contou com oficinas onde os premiados ministraram palestras sobre as instituições contempladas pelo Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI), que visa o reconhecimento de projetos que salvaguardam a dimensão imaterial sempre protegendo os direitos difusos e coletivos, afim de preservar o patrimônio em questão.

Na ocasião o Instituto Cultural Aruanda (ICA), terreiro localizado no interior de São Paulo apresentou o trabalho Celebração aos Orixás – Festas Populares, representado pelo dirigente da casa Pai Rodrigo Queiroz e sua esposa Thaís Helena Queiroz. As oficinas ocorreram das 11:30 da manhã às 16 horas, com os trabalhos distribuídos em duas categorias. A primeira premiava ações realizadas por comunidades de terreiros Tombados ou em Processo de Tombamento pelo Iphan.

Já a segunda em que o ICA foi contemplado, discorre sobre as ações realizadas por comunidades de terreiros sediados em qualquer parte do território nacional. A linha dentro da categoria em que o trabalho se encaixa elucida ações educativas voltadas à promoção e valorização do patrimônio cultural na comunidade do entorno da casa e ao público em geral, dentre outras iniciativas de capacitação para gestão de políticas públicas, mediação de conflitos, e temas correlatos ao universo cultural dos terreiros.

As mesas contaram com 31 trabalhos de diferentes temas e linhas de atuação, onde participaram delas representantes de terreiros de todas as partes do país, que desempenham o papel de resgate e promoção as práticas, expressões e tradições de um povo contribuindo para escrita da história do mesmo.

Confira abaixo as fotos do evento –

Por: Thaís Helena Queiroz

iphan4
Oficinas contaram com a presença de grandes ícones do Povo de Terreiro
iphan3
O prêmio contou com a presença da presidente do Iphan, Jurema Machado
iphan2
O evento ocorreu no salão nobre do Palácio Rio Branco
iphan5
Palestra com o dirigente do ICA, Pai Rodrigo Queiroz

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade